Antony Gormley | Corpos Presentes

CCBB São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ; Brasília, DF

2012

Produção Executiva

Vencedor do Turner Prize de 1994 e um dos grandes escultores vivos em atividade, o inglês Antony Gormley, de 61 anos, construiu uma das mais coerentes pesquisas estéticas da arte contemporânea. O Brasil finalmente teve a chance de conhecer de perto o seu trabalho através da mostra Corpos Presentes – Still Beings, que desembarcou em São Paulo no dia 12 de maio de 2012 e ocupou todo o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, com o objetivo de traçar um panorama de sua carreira. O designer e documentarista Marcello Dantas assina a curadoria do evento, que esteve em cartaz até dia 15 de junho na cidade e seguiu ainda em 2012 para Rio de Janeiro e Brasília.

A exposição contou com 11 obras, 50 modelos, nove gravuras, 25 fotos e seis vídeos. Uma das obras, a intrigante instalação Event Horizon (Horizonte de Eventos) – que já passou por Londres, em 2007, e Nova York, em 2010 –, reuniu, ao ar livre, 31 esculturas de homens nus em tamanho real. Moldadas a partir do corpo do próprio autor, elas ocuparam o Vale do Anhangabaú, na região central da capital paulista. Ao distribuí-las no beiral dos prédios e no interior da praça, o escultor tira o espectador de sua zona de conforto e cria uma paisagem que interfere no seu sistema de percepção de profundidade dentro do espaço público.

O CCBB exibiu obras variadas do acervo do artista, além de cinco esculturas produzidas especialmente para a exposição brasileira: Loss, uma figura humana em proporções naturais feito de diversos cubos de aço; Mother’s Pride, reedição de uma de suas mais antigas criações, onde esculpe o molde de seu próprio corpo ao comer o interior do quadro, repleto de pães de fôrma; e três versões do seu famoso Breathing Room (uma para cada cidade que recebe a mostra).

 

A rotunda do CCBB recebeu ainda uma de suas instalações mais célebres, a CriticalMass II, de 1995, na qual Gormley aglomera e suspende 60 corpos de ferro fundido, de 630 kg cada, em 12 poses diferentes.

 

Além da exposição em si, pela primeira vez na história as obras do escultor foram comercializadas no Brasil. A renomada White Cube, galeria londrina que representa Gormley e outros artistas como Damien Hirst, Tracey Emin e Marc Quinn, abriu uma filial provisória de seu negócio na capital paulista e promoveu a mostra Fatos e Sistemas. O espaço permaneceu ativo durante dois meses, em um prédio de 500 m2, nas imediações do Parque Ibirapuera.