Bosco Sodi | Rock & Roll: Bosco Sodi e os Objetos de Interesse

Museu Casa das Rosas, São Paulo, SP

2024

Produção Executiva

Curadoria: Marcello Dantas

Bosco Sodi, artista mexicano conhecido por seu trabalho que transita entre abstrato e concreto, com texturas que desafiam os materiais dos quais são feitas, utiliza elementos naturais e matérias-primas para explorar temas centrais às culturas colonizadas e suas consequências. Realizadas integralmente no Brasil, as obras aqui expostas dialogam com a arquitetura da Casa das Rosas, em São Paulo.

 

Sodi se aprofunda em temas como exploração, colonização e impacto ambiental, promovendo uma jornada de descoberta e reflexão. Ele mescla história e materialidade, emulando a poesia concreta, onde forma e conteúdo são inseparáveis, e a expressão emerge diretamente do material utilizado. Sua metodologia, que envolve a utilização de materiais locais e a integração com o contexto de cada lugar, espelha a autenticidade e a energia do que produz sob a dualidade libertadora e colonizadora do rock and roll, capturando o espírito do tempo com uma presença e objetividade que desafiam convenções.

 

Sodi tem o hábito de nomear suas obras com trechos de canções de rock e cada trabalho aqui exposto foi intitulado com fragmentos de uma única canção. Poucos se dão conta, mas inúmeras vezes que o Rock foi usado como arma de colonização cultural e arma de dissuasão política.

 

A exposição na Casa das Rosas é uma experiência através da memória e da matéria, uma exploração da geopoética das Américas. Dos materiais rituais que ele investiga abrangendo desde a terra, café e açúcar até madeira, ouro, sangue e sal. O artista propõe ao visitante uma busca por evidências incrustadas na nossa memória coletiva de como as mentes vão sendo colonizadas, desafia a ver além da superfície, a sentir a textura complexa da história e a reconhecer o poder da arte como uma ferramenta para questionar, conectar e curar.