Teamlab | Impermanente – Flores Flutuando em um Mar Infinito

Farol Santander, São Paulo, SP 

2023

Produção Executiva 

O teamLab tem explorado como os seres humanos entendem o mundo, seus limites percebidos, e a percepção da própria continuidade.

Essa exposição inclui obras de arte baseadas no conceito de Espaço Ultrasubjetivo do teamLab. Quando o mundo é cortado por lentes ou perspectiva em uma imagem em movimento, o espaço nessa imagem parece existir do outro lado da tela, e a tela se torna um limite. Quando nosso ponto de vista é fixo, perdemos a noção de nosso corpo e, como nossa percepção é e, como nossa percepção é reduzida para se concentrar em um único ponto, somos facilmente colocados em um estado hipnótico em que a intenção e o espírito crítico são perdidos.

As telas das obras baseadas no Ultrasubjective Space não se tornam um limite, borrando as fronteiras entre o espaço do espectador e a obra de arte. Como o ponto de vista pode se mover, podemos andar livremente enquanto olhamos para a imagem e, por não criar um foco, torna-se possível expandir a perspectiva infinitamente. O olho não é guiado para lugar nenhum, o que nos permite a imagem com liberdade de intenção.

As flores dessa exposição repetem o ciclo de vida e morte perpetuamente, florescendo e se dispersando sob a influência dos visitantes e se espalhando sob a influência dos visitantes. Ao tornar as pessoas parte da obra de arte, os limites entre o mundo da obra de arte e o do espectador são borrados. Em Continuous Life and Death at the Now of Eternity, as flores mudam diariamente junto com as estações do ano em tempo real. O mundo da obra de arte fica mais claro e mais escuro junto com o pôr do sol e o nascer do sol de São Paulo.

Esperavamos que os visitantes experimentassem o espaço e o tempo criados pelas obras de arte que são contínuas com o corpo sem limites, percebendo ativamente o mundo por meio de seu corpo inteiro.